Você passa por problema de pressão alta ou mesmo tem alguém na família que sofre com esse tipo de doença? Sabe exatamente o que é e por que é tão importante controlar?
Pois saiba então que é muito interessante entender mais a respeito da pressão alta, ou hipertensão, como costumamos chamar e comece a olhar para esse quadro com mais atenção.
Isso porque a hipertensão é um fator muito preocupante para nossa saúde e necessita, portanto, de controle e tratamentos sempre, a fim de evitar consequências drásticas.
Quem sofre com a hipertensão necessita de cuidados médicos e de remédios específicos para ajudar a manter tudo sob controle e evitar picos de pressão alta que podem prejudicar grandemente nosso organismo.
No entanto, a doença ainda é cercada de mitos. Vamos então hoje saber mais a respeito da pressão alta, além de conhecer alguns mitos e verdades sobre ela. Confira as informações e boa leitura!
O que é a pressão alta?
A pressão alta basicamente é uma condição física em que a força de passagem do nosso sangue pelas artérias é muito grande.
Isso ocorre por uma dificuldade de o sangue chegar a todos os tecidos e partes do corpo de forma satisfatória, o que acaba provocando então com que o coração precise bombear com mais força.
Com isso, a velocidade desse sangue ao percorrer nosso corpo aumenta, fazendo assim com que a pressão arterial suba, ou seja, o sangue está passando com extrema velocidade por elas.
A pressão alta é aquela que está acima de 140 x 90 mmHg e a doença crônica é diagnosticada quando essa medição é feita em diversos dias e horários.
Conheça mitos e verdades sobre a doença
A doença é perigosa e precisa de tratamento. Além disso, a hipertensão não apresenta nenhum tipo de sintoma na maioria das vezes, o que torna o diagnóstico ainda mais complicado.
Além disso, existem vários mitos a respeito do problema. Vamos então agora conhecer alguns deles.
O consumo de álcool prejudica a pressão arterial?
Sim. O consumo de álcool de maneira desregrada prejudica muito a pressão arterial, fazendo com que ela suba e coloque em risco a vida da pessoa que passa pelo problema.
Inclusive, as pessoas que fazem o consumo de álcool de forma errada, em grandes quantidades diárias por exemplo, têm ainda mais chances de desenvolver doenças cardíacas e vasculares, aumentando até as chances de um AVC.
Isso não significa que não se possa ingerir álcool, mas a ingestão deve ser regrada, de apenas uma dose de bebida para mulheres e no máximo duas doses para homens.
Dessa forma, se mantém a saúde sem deixar de aproveitar aquela bebida que se gosta.
O sal é o único inimigo da pressão alta?
Não. Existem vários fatores que fazem com que a pressão arterial possa sair do controle, mas o sal não é o único inimigo da pressão e nem o único que provoca esse problema.
O controle da pressão arterial passa sim pelo controle do sal, já que o brasileiro por si só costuma consumir mais sal do que deveria.
Situações de estresse podem prejudicar o controle da pressão?
Sim, e muito. Você sabia que aproximadamente 15% dos casos de infarto tem como causa o stress?
Esse tipo de problema altera as funções cardíacas e eleva a pressão arterial, sendo muito perigoso para quem já sofre com a pressão alta.
Conclusão
Como vimos, a hipertensão é sim um problema que requer cuidados e tratamentos. No entanto, é cercada de mitos e verdades.
Precisamos sempre conhecer nosso corpo e entender como ele funciona para que possamos sofrer menos as ações desse tipo de doença.
Se você quer saber mais sobre pressão alta, deixe o seu comentário e leia os artigos relacionados. Para mais dicas, siga a nossa página no Instagram clicando aqui.