Cinco doenças provocadas pelo consumo excessivo de sal
O consumo excessivo de sal, principalmente por conta da grande quantidade de sódio (um dos seus componentes), pode desencadear diversas doenças com o passar do tempo e de maneira bastante silenciosa.
Assim sendo, apesar de dar um excelente sabor para diversos tipos de alimento, o uso em demasia é um risco, principalmente por ser responsável pelo surgimento de enfermidades como hipertensão arterial e pedras nos rins.
Sua utilização corresponde a outros problemas como o avanço do envelhecimento, além de problemas no paladar e o surgimento de doenças autoimunes. Como se vê, existem inúmeras causas que podem ser evitadas com a diminuição do consumo dessa substância.
Dessa maneira, abordamos abaixo cinco doenças que podem ser provocadas pelo consumo excessivo de sal. Confira quais são elas, as maneiras como elas podem afetar a saúde e comece a cortar o uso excessivo do sal o quanto antes.
Mau funcionamento dos rins
A capacidade do rim, por si só, já é limitada, e o alto consumo de sódio dificulta esse processo. Esse órgão é responsável por filtrar e excretar o sal mas, quando é feito o uso excessivo da substância, isso aumenta os riscos de desenvolvimento de cálculo renal.
O mau funcionamento dos rins é detectado através de diferentes sintomas, como alterações da cor e do aspecto da urina, assim como anemia, cansaço, fadiga e edemas pelo corpo, entre outras características específicas.
Envelhecimento
O envelhecimento precoce é ocasionado por diversos fatores, mas um dos mais atuantes é a desidratação celular provocada pelo excesso do consumo de sódio. Ele atua de maneira a deixar o metabolismo celular mais lento do que o normal.
Com isso, as células responsáveis pelo metabolismo começam a morrer, agilizando o surgimento de sinais evidentes, como rugas, bigode chinês, flacidez, manchas, pés de galinha e olheiras.
Hipertensão
A hipertensão consiste no sangue exercer uma força muito grande contra a parede das artérias. Isso ocorre porque o excesso de sódio induz o aumento da capacidade sanguínea em conduzir os líquidos dos tecidos diretamente para o sangue.
Desse modo, o organismo acaba aumentando os níveis da pressão arterial, de modo a preservar o equilíbrio e diminuir o impacto da falta de água nas células, com o intuito de realimentar os tecidos.
Entre os sintomas mais comuns e que denotam o surgimento da hipertensão, estão dores de cabeça constantes, falta de ar, visão embaçada ou dupla, tonturas e dores insistentes no peito.
Osteoporose e doenças autoimunes
O consumo de sal, segundo pesquisas realizadas, pode não apenas aumentar os níveis de pressão arterial e regulagem dos fluidos corporais, mas também provocar a diminuição de resposta do sistema imunológico.
Também é comum que ele altere o paladar e afete a formação óssea, causando a sua dissolução. Com isso, podem surgir doenças autoimunes, a osteoporose, além de alterações significativas no paladar do indivíduo.
Problemas de visão
O consumo de sal em excesso no organismo, além de fazer surgir doenças como a hipertensão arterial, pode prejudicar seriamente a visão. O sal prejudica, de forma considerável, os vasos sanguíneos localizados na retina.
Dessa maneira, pode se desenvolver o bloqueio desses vasos por conta de gordura ou de coágulos, conhecidos também como oclusão vascular. Sem contar que o abuso das substâncias do sal pode desenvolver catarata, doença que leva à cegueira.
Conclusão
Lembre-se que sempre é importante você procurar um profissional para ter uma dieta compatível com sua saúde.
Gostou do nosso conteúdo e deseja outras informações sobre esse e mais assuntos relacionados à saúde? Então não deixe de acessar o nosso perfil no Instagram para verificar novos artigos e deixar seus comentários e sugestões.