Quando o assunto é o cuidado com a saúde, pensamos logo nos os idosos, nos adultos e nas crianças pequenas. Mas a verdade é que não podemos nos esquecer dos jovens. Afinal de contas, é nesta fase que se formam muitos dos hábitos que podem comprometer a saúde no futuro.
Além disso, por mais que sejam energéticos e cheios de vida, os adolescentes também podem enfrentar diversos problemas de saúde. A boa notícia é que a maioria deles pode ser evitada com a adoção de cuidados simples.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue com a gente nesta leitura e descubra a importância de cuidar da saúde na adolescência!
Criando um adulto saudável
Durante a adolescência se inicia a busca por individualidade e reafirmação. Por isso mesmo, nesta época se desenvolvem interesses pessoais e uma busca maior por pertencimento e socialização.
Com isso, formam-se muitos dos hábitos que são determinantes para a saúde do adulto que este jovem se tornará. O tabagismo, por exemplo, se inicia tipicamente neste período. De acordo com dados da Secretaria de Estado de São Paulo, 65% dos fumantes iniciaram o hábito antes mesmo dos 15 anos.
O mesmo vale para o consumo de álcool. Segundo dados da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, a Senad, a ingestão regular de bebidas alcóolicas se inicia na mesma fase.
Ambos os comportamentos são hábitos que provém da socialização e do desejo de se integrar a um grupo. E ambos contribuem para as doenças de maior prevalência em adultos, como problemas cardíacos e circulatórios.
Problemas de saúde mais comuns na adolescência
Para cuidar da saúde do adolescente, precisamos também observar quais são as causas de hospitalização e mortes mais comuns nesta fase. De acordo com dados da OMS, os óbitos neste período são provocados principalmente pela violência, acidentes de carro, suicídios e infecções respiratórias.
Merecem atenção também as Infecções Sexualmente Transmissíveis, as ISTs. Estas doenças têm crescido entre os jovens nos últimos anos. O Boletim Epidemiológico de HIV/ AIDS demonstrou que houve um aumento de 64,9% nas taxas de ISTs dos jovens de 15 a 19 anos entre 2009 e 2019.
Estas informações revelam que a melhor forma de cuidar da saúde na adolescência é pela entrega de informação confiável sobre saúde sexual, pelo desenvolvimento de hábitos de vida e socialização saudáveis e de cuidados com a saúde mental, que muitas vezes é deixada em segundo plano.
Estas atitudes simples ajudam a promover maior qualidade de vida durante a adolescência e a prevenir doenças comuns em fases futuras.
Como cuidar da saúde do adolescente
Os cuidados com a saúde do adolescente incluem:
• Estimular uma rotina ativa;
• Manter uma alimentação saudável;
• Fornecer um ambiente seguro;
• Estimular boas práticas de socialização;
• Criar espaço para a comunicação aberta e honesta;
• Prestar atenção ao surgimento de possíveis doenças mentais, como ansiedade, depressão e transtornos de personalidade;
• Fornecer informação sobre saúde sexual, bem como promover o acesso aos preservativos para a prática de sexo seguro.
• Realizar as primeiras consultas de acompanhamento ginecológico/ urológico;
• Cuidar de condições de saúde específicas do indivíduo.
Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre como cuidar da sua saúde e da sua família? Siga nosso Instagram e fique sempre atualizado!