Teste que podem salvar vida

Testes cardíacos que podem salvar sua vida

Você provavelmente já possua uma noção básica se você é cardíaco ou pelo menos sabe se possui o risco de doenças cardíacas. Talvez a doença cardíaca ocorra em sua família, ou você costumava fumar ou seus níveis de colesterol são ligeiramente mais altos do que seu médico gostaria – todos estes fatores o colocam em um risco maior de ataques cardíacos e derrames.

Mas quando se trata de doenças cardíacas, ter as informações mais abrangentes possíveis sobre seu risco pessoal pode ajudar o seu médico a implementar o plano mais eficaz para prevenir estes riscos.

Abaixo separamos os principais testes que detectam possíveis doenças do coração.

Principais exames para riscos de doenças cardíacas

Testes genéticos para risco de ataque cardíaco

Certas variações genéticas no DNA de uma pessoa estão ligadas a um risco maior de ataques cardíacos. Usando uma amostra do seu sangue, os médicos podem procurar essas variações para determinar se você possui um risco maior de doenças cardíacas e ataques cardíacos.

Ultrassom Vascular

Durante este teste não invasivo, os médicos usam a mesma tecnologia usada para ultrassonografias realizadas em grávidas. Os exames de ultrassom vascular avaliam suas artérias quanto a sinais de aterosclerose, ou artérias bloqueadas, pelo acúmulo de placa ou espessamento das paredes dos vasos sanguíneos.

Escore de cálcio coronariano (CAC) 

Outro método não invasivo para determinar o risco de ter um ataque cardíaco. Uma “varredura do coração”, ou tomografia computadorizada do coração, avaliando as artérias coronárias quanto ao acúmulo de cálcio. O cálcio é um marcador da placa aterosclerótica, que causa o bloqueio das artérias. Escores mais altos de cálcio nas artérias coronárias estão associados a um risco maior de ataque cardíaco.

Lipidograma (exame de perfil lipídico)

Esses testes vão além do teste básico de colesterol para fornecer mais informações sobre seus níveis de lipídios no sangue. A análise de lipídios, incluindo apolipoproteínas A e B, lipoproteína (a), subfrações de lipoproteína pode ser usada por médicos para diagnosticar doenças lipídicas e refinar sua avaliação de risco cardiovascular. Esses testes podem ajudar seu médico a fornecer as opções de tratamento mais adequadas para você.

Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA)

Este teste é uma ferramenta valiosa para diagnosticar hipertensão porque dá aos médicos uma visão mais precisa dos seus números de pressão arterial. O pequeno, portátil e automatizado dispositivo medirá sua pressão arterial por 24 horas, dando aos médicos uma avaliação abrangente de sua pressão arterial durante o dia e a noite.

Além destes exames lembre-se sempre de verificar a sua pressão em casa, temos um artigo falando sobre isso aqui.

Quer saber mais sobre assuntos como este? Acesse a nossa página no Instagram e fique por dentro de tudo!

Artigos Relacionados

Como baixar pressão

7 dicas naturais para baixar a pressão

Quando falamos sobre controlar a pressão arterial, muitas pessoas acreditam que é possível fazer isso

Matéria Completa

5 doenças provocadas pelo consumo excessivo de sal

Cinco doenças provocadas pelo consumo excessivo de sal O consumo excessivo de sal, principalmente por

Matéria Completa
CARDIOLOGISTA EXPLICA A IMPORTÂNCIA DE MEDIR A PRESSÃO PARA PREVENIR AS DOENÇAS DO CORAÇÃO

Cardiologista explica a importância de medir a pressão para prevenir as doenças do coração

Setembro Vermelho é o período do ano escolhido para lembrar que as doenças cardiovasculares continuam

Matéria Completa