A hipertensão na gravidez é a maior causa de morte materna no Brasil. Além disso, a pressão alta da gestante também pode aumentar as chances de parto prematuro, bem como causar uma série de outras complicações. Estes dados do Ministério da Saúde salientam a importância de se prevenir este problema, para garantir uma gestação e um parto mais tranquilos.
Mas o que fazer quando a condição já está instalada? Se este é o seu caso, saiba que existe uma variedade de cuidados que você pode colocar em prática para controlar, e até mesmo reverter a situação. Continue com a gente nesta leitura e saiba o que fazer se a sua pressão estiver alta durante a gestação!
Causas da pressão alta na gravidez
O primeiro passo para tratar do problema é conhecer suas causas. Os fatores de risco mais comuns incluem:
- Obesidade
- Desequilíbrio nutricional
- Malformação placentária
- Diabetes
- Primeira gravidez
- Idade superior a 35 anos
Sintomas e diagnóstico da hipertensão gestacional
O diagnóstico da hipertensão gestacional é fácil de fazer e pode ser realizado pelo médico no consultório. A condição é confirmada quando a pressão arterial é maior que 140/90 mmHg.
Alguns dos sintomas incluem:
- Dores de cabeça e na nuca regulares
- Dores na região abdominal
- Inchaço dos membros
- Fotofobia (sensibilidade aumentada à luz) e visão embaçada
O que fazer se você está com pressão alta na gravidez?
Se você suspeita que pode estar hipertensa, deve procurar imediatamente seu ginecologista obstetra. E se você já foi diagnosticada com hipertensão durante a sua gravidez, alguns dos planos de ação podem incluir:
- Estabelecer uma ingestão de 2 a 3 litros de água ao dia
- Fazer repouso tanto quanto possível
- Praticar atividades físicas leves, como yoga, caminhadas e hidroginástica regularmente
- Reduzir ou cortar totalmente o consumo de cafeína
- Controlar a ingestão de sal e reduzir o consumo de embutidos e salgadinhos, priorizando uma alimentação natural
- Dar continuidade ao pré-natal, fazendo acompanhamento da pressão
- Consumir ácido fólico, pois apresenta mecanismo de ação vasodilatadora
Estas são algumas dicas gerais, mas o mais importante é seguir atentamente as orientações do seu médico. Conhecendo todo o seu prontuário, ele é capaz de indicar as ações mais eficientes e seguras para o seu caso.
Em casos mais graves de hipertensão durante a gravidez, ou naqueles que não cedem com a mudança de hábitos, é possível que sejam indicadas medicações. Além disso, algumas vezes a orientação do médico pode incluir dar uma pausa no trabalho, fazer repouso constante ou até mesmo a internação hospitalar.
Por mais que muitas vezes seja difícil conviver com estas medidas, lembre-se que elas são temporárias e imprescindíveis para garantir a sua saúde, e do seu bebê também. Escute atentamente e coloque em prática as orientações do seu obstetra para prevenir maiores riscos.
Gravidez é um período onde a mulher necessita de muito equilíbrio mental e físico.
Você gosta de se manter informada sobre os melhores cuidados com a sua saúde? Então acompanhe nosso perfil no Instagram. Lá você recebe dicas e informações diárias para se cuidar e cuidar de quem você ama.
Gostou do nosso artigo? Então continue visitando o nosso blog e conheça a nossa página do Instagram para ficar por dentro de outros assuntos.