Uma das dúvidas mais frequentes, sobretudo, é a de como medir a pressão arterial em casa. Ou seja, como medir a pressão, sem ter um profissional de saúde (que é o mais indicado), sem erros e confiar no que está sendo feito?
É sobre isso que vamos discorrer no artigo a seguir. Confira o passo a passo de como medir sua pressão arterial em casa sem erros!
A escolha do aparelho
Primeiro, você irá precisar de um aparelho de medida de pressão arterial automático, para que você tenha a capacidade de fazer essa medida de pressão sozinho. E sendo assim, não pode ser feito com qualquer tipo de aparelho de pressão. Ele deve ser automático, de braço. Ou seja, aqueles que a abraçadeira vai acoplar no seu braço.
Os aparelhos de punho não devem ser usados pelo nível de erro que eles possuem, fazendo com que as medidas de pressão sejam menos apuradas.
Além disso, essa medida de pressão não pode ser feita com qualquer aparelho de braço. Há uma lista de aparelhos que são comprovadamente seguros, pois eles foram validados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Recomendações essenciais antes de medir a pressão
- Não se deve fumar nem ingerir bebida alcoólica, pelo menos 30 minutos antes de medir a pressão arterial;
- Não realizar atividade física, pelo menos 1 hora antes de medir a pressão;
- Lembrar de esvaziar a bexiga. Se ela estiver cheia ela pode falsear os valores de pressão para cima;
- Repousar de 5 a 10 minutos antes de iniciar a medida da pressão arterial. Procure relaxar, sentar-se em algum lugar, para diminuir ao máximo as interferências do mundo externo nessa medida.
Fique tranquilo(a) porque esses aparelhos automáticos, sobretudo, de braço, são de fácil manuseio e eles têm uma relativa acurácia, ou seja, haverá uma boa precisão nas medidas de pressão.
Veja mais benefícios em viver uma vida saudável aqui.
Medida de pressão em 10 passos
1. Sente-se em uma cadeira com a coluna ereta.
2. Coloque a braçadeira no braço esquerdo, de 2 a 3 dedos acima da articulação do cotovelo.
3. Ajuste-a para não deixar folgas.
4. Mantenha o braço relaxado, apoiado em uma superfície na altura do coração e vire a palma da mão para cima.
5. Quando a abraçadeira começar a inflar, mantenha-se relaxado, não fale e nem movimente o braço.
6. A maior parte dos aparelhos é bem simples de ser usados. Basta apertar um botão que ele começará a medição.
7. O primeiro número, que normalmente aparece em cima, corresponde à pressão sistólica ou máxima.
8. O segundo corresponde à pressão diastólica ou mínima.
9. Geralmente os aparelhos mostram três dígitos, nesse caso, você pode anotar os números da maneira como eles se apresentam. Ou então colocar uma vírgula antes do último número.
10. O terceiro valor é correspondente à frequência cardíaca, ou seja, é o número de batimentos por minuto do indivíduo.
Feita a medida da pressão é importante lembrar que uma medida isolada pode não significar muita coisa. Portanto, não se assuste caso ela esteja elevada e também não comemore se ela estiver estável.
O correto é que as medidas de pressão arterial sejam feitas por cinco dias seguidos respeitando as seguintes características: medir 3 vezes em sequência pela manhã e 3 vezes em sequência à noite, durante os cinco dias, e anotar.
Gostou deste conteúdo? Siga-nos também no Instagram para mais conteúdos para a sua saúde e bem-estar.