A hipertensão arterial também conhecida como pressão alta é uma doença crônica definida pelos elevados níveis da pressão sanguínea nas artérias. Ela se caracteriza quando os valores das pressões máximas e mínimas são iguais ou superiores a 140/90 mmHg.
A pressão alta é responsável por fazer com que o coração exerça maior esforço do que o normal para realizar a distribuição de sangue de forma correta pelo corpo.
Essa patologia é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma e insuficiência renal e cardíaca. Fato que demonstra o quão importante é realizar as devidas precauções para manter uma pressão estável.
Dieta para hipertensos
Além das medicações recomendadas pelo médico para manter uma pressão estável, os hipertensos também devem se preocupar com atividades físicas e boa alimentação que podem se tornar o diferencial no tratamento.
Uma alimentação equilibrada é essencial para aqueles que lutam contra a pressão alta, e existem alimentos que podem ajudar e muito a manter a pressão equilibrada.
Em contra partida existem alguns alimentos que são inimigos daqueles que buscam por estabilizar a pressão, e esse serão os alimentos que vamos mencionar aqui.
10 alimentos para se evitar
- Queijos duros: Quanto maior a cura do queijo, menor é a concentração de água, o que resulta na maior quantidade de gordura saturada, colesterol é sódio, que são substância que compõe esse alimento. Essas substâncias são responsáveis por dificultar a circulação sanguínea.
- Bebidas com cafeína: Essas bebidas com cafeína são responsáveis pelo aumento de pressão arterial, o que não é o ideal para aqueles que já possui o diagnóstico de hipertensão.
- Pão: esse produto contém elevados níveis de sódio e gorduras saturadas, que ao serem absorvidos pelo corpo humano ocasionam o aumento da pressão arterial.
- Molhos industrializados: Esses molhos, apesar de muito saborosas, costumam levar em sua composição altos níveis de sódio, que ocasionam a deterioração da saúde arterial.
- Manteiga e margarina: possuem alta quantidade de sódio e gordura, aumenta os níveis de colesterol ruim e obstrui a passagem correta do sangue.
- Carnes embutidas: Possuem grande quantidade de gordura saturada e componentes químicos que afetam a saúde, o que só agrava os problemas para aqueles que já possuem hipertensão.
- Doces: levam ao aumento de peso e complicações como diabetes, que se tornam uma dificuldade a mais, e junto a hipertensão podem causar diversos problemas.
- Alimentos em conserva: ocasiona retenção de líquidos afetando a saúde renal e cardiovascular que criam um somatório de complicações no organismo que já sofre de pressão alta.
- Sal: funciona como uma esponja retendo líquidos e aumentando a pressão arterial, o que só dificulta o quadro daqueles que já possuem pressão alta.
- Gorduras: forma placas e diminuem a espessura dos vasos sanguíneos, que complica ainda mais o quadro dos pacientes que precisam controlar sua pressão.
Conclusão
Todos esses alimentos são considerados proibidos, ou pelo menos devem ser evitados ao máximo, por aqueles que sofrem de hipertensão devido aos perigos que podem ocasionar para aqueles que já possuem essa pré-disposição.
Os hipertensos devem ter cuidado redobrado pois essa patologia, sem as devidas precauções pode resultar em diversos problemas graves e num grau mais avançado pode se tornar fatal.
Cuidar da saúde é essencial para todos, inclusive aqueles que não possuem nenhuma patologia. Se manter sempre saudável e com boa alimentação é imprescindível para uma boa qualidade de vida.
Siga sempre as orientações do seu médico, e procure sempre evitar alimentos mais gordurosas e cheios de sódio. Essas precauções com certeza te ajudaram a se manter saudável e em forma.