O site Pressão Alta é um portal de conteúdo de saúde e bem estar.

Pressão arterial

Guia completo da pressão arterial

Você já sabe tudo sobre a pressão arterial? Conhece como funciona as medições e quais são os riscos da pressão alta ou baixa?

Muitas pessoas costumam ter dúvidas sobre esse tema, pensando até mesmo se tem hipertensão ou não, além de não saber exatamente quando o quadro pode ser preocupante. 

Sendo assim, saiba que é muito importante ter em mente que a pressão precisa estar sempre sob controle, além de entender como funcionam as leituras e os equipamentos que fazem as medições. 

Seja você hipertenso, se cuida de alguém com esse problema, ou mesmo se quer apenas entender mais a respeito do tema, essa artigo é para você. 

Hoje, iremos então falar um pouco a respeito da pressão arterial e desvendar então alguns conceitos inerentes ao tema. Confira as informações atentamente e boa leitura!

O que é a pressão arterial?

A pressão arterial indica basicamente a força com a qual o sangue percorre nossas artérias. Quanto mais força há, maior a pressão desse sangue em nosso organismo. 

Se a pressão dentro das artérias está alta, pode haver diversos motivos para isso. Quando uma pessoa tem placas de gordura acumuladas pelo corpo, essas placas podem acabar por provocar uma dificuldade na circulação do sangue. 

Essa dificuldade provocada aumenta a pressão dentro das artérias. Isso é totalmente prejudicial para o nosso organismo, já que a pressão alta acaba por provocar danos na parede das artérias e dos vasos. 

Quando não tratada, a pressão arterial alta pode ocasionar diversos problemas de saúde, dentre eles até o temido AVC. 

Como interpretar a pressão?

A pressão arterial e a sua leitura podem causar diversas dúvidas principalmente em pessoas leigas. 

De forma geral, a pressão é considerada normal quando a taxa sistólica, aquele primeiro número da leitura, está abaixo de 140. A pressão é saudável até o limite de 140/40, em repouso num adulto. 

O ideal seria uma pressão sistólica de 120 e diastólica de 80, ou seja, o famoso número 12 por 8. 

Para sintetizar, a pressão sistólica saudável está sempre entre 120 a 140 e a diastólica entre 80 a 90. 

Quais os riscos da pressão alta e da pressão baixa?

A pressão alta é muito perigosa quando não tratada e pode trazer inúmeros riscos para a saúde da pessoa que está sofrendo com esse problema. Os principais riscos são:

  • Danos aos órgãos do corpo; 
  • AVC;
  • Infarto; 
  • Aneurisma;
  • Doença renal;
  • Distúrbios no metabolismo; 
  • Problemas no coração. 

Já a pressão baixa tem seus riscos também. Dentre eles, os principais são os seguintes:

  • Sonolência; 
  • Dores de cabeça; 
  • Perda de sentidos;
  • Frio.

Ao contrário do que podemos pensar, a hipotensão, ou pressão arterial baixa, não é necessariamente uma doença. Entretanto, pode indicar problemas de saúde quando for algo frequente. 

Quais os equipamentos mais utilizados para medir a pressão arterial ?

É muito importante saber como medir a sua pressão em casa e agora que você já sabe quais são os valores mais comuns e aceitáveis, ficará mais fácil fazer a sua leitura. 

Em casa, os equipamentos mais utilizados são os medidores de pressão eletrônicos, principalmente aqueles que inflam sozinhos. 

Esses são, portanto, os mais fáceis de manusear e dão poucas margens para dúvidas na hora de sua utilização, bastando prestar atenção no que indica o manual. 

No consultório médico, geralmente costumamos ver o esfigmomanômetro analógico, que é comumente utilizado. 

Conclusão

A pressão arterial necessita de cuidado e de atenção, já que suas alterações podem provocar riscos para a nossa saúde. 

Sendo assim, não deixe de efetuar medições periódicas e caso seja hipertenso, tome sempre a medicação prescrita e visite o médico regularmente. 

Cuidado sempre da pressão arterial você garante uma vida mais plena e saudável. Leia então os artigos relacionados para saber mais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *