O site Pressão Alta é um portal de conteúdo de saúde e bem estar.

ÔMEGA 3 REALMENTE FAZ BEM PARA A SAÚDE?

Ômega 3 realmente faz bem para a saúde?

Em busca de uma saúde melhor, as pessoas têm buscado praticar mais exercícios, se alimentar melhor e alguns até têm procurado por suplementos alimentares.

Graças aos avanços em pesquisas científicas, o Ômega 3 tem ganhado cada vez mais espaço na rotina do brasileiro. Também chamado de “óleo de peixe”, o Ômega 3 é famoso pelas suas qualidades.

Mas será que o Ômega 3 realmente faz bem para a saúde?

O que é Ômega 3?

O Ômega 3 é chamado de “óleo de peixe” pela maioria por ser uma gordura boa que se sabia ser encontrada em peixes. As pesquisas, no entanto, mostraram que o Ômega 3 pode ser encontrado em alimentos como nozes, óleos vegetais, algumas castanhas e sementes de chia, por exemplo.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda a ingestão de em média 12 quilos de peixe por ano, o que garantiria a suplementação necessária de Ômega 3. Mas sabemos que não é hábito do brasileiro comer tanto peixe assim. Por isso muitos suplementam a alimentação com o Ômega 3 em cápsulas.

Esse é um óleo rico em EPA e DHA. Os dois são ácidos graxos, com características anti-inflamatórias, ajuda a controlar os níveis de colesterol, melhora a saúde do coração além de ajudar o cérebro e ter efeitos anticoagulantes.

Quais os benefícios do Ômega 3?

O ômega 3 é conhecido por diminuir a inflamação, o que faz dele um suplemento bastante popular entre pessoas com doenças autoimunes como artrite reumatoide ou doenças inflamatórias intestinais. O ômega 3 também ajuda a proteger o cérebro no combate à depressão por estimular a produção de substâncias como dopamina, noradrenalina e serotonina.

Algumas pesquisas apontam que o ômega 3 também ajuda a controlar o açúcar no sangue e a melhorar a pele. E também por reduzir a inflamação, acaba sendo uma excelente opção de suplemento para quem pratica esportes, pois ajuda no melhor rendimento muscular e disposição.

E graças à ação anti-inflamatória, o ômega 3 é utilizado em alguns processos de emagrecimento por reduzir a inflamação das células de gordura.

O Ômega 3 tem efeitos colaterais?

O excesso de ômega 3 pode levar a episódios de hemorragia. O efeito anticoagulante “afina o sangue” o que pode ser prejudicial para determinados indivíduos que já tem problemas circulatórios. E por ser um tipo de gordura, o ômega 3 pode acabar aumentando o colesterol ruim (LDL), mesmo que tenha substâncias capazes de reduzir o colesterol bom (HDL).

Alguns efeitos colaterais mais comuns podem ser:

  • Problemas gastrointestinais (gases e intestino solto);
  • Hipotensão (pressão baixa;)
  • Reações alérgicas.

Afinal, o Ômega 3 realmente faz bem para a saúde?

Assim como outros suplementos, o ômega 3 deve ser consumido com cuidado. Caso você seja uma pessoa com problemas com circulação do sangue, alergia a peixes, ou próteses cardíacas, por exemplo, precisa ter atenção na ingestão desse tipo de óleo.

Apesar de estar à venda em diversos lugares, assim como qualquer outro tipo de suplemento, é recomendado que você consulte um nutrólogo, nutricionista ou médico, que possa informar os riscos e benefícios do consumo de ômega 3 de acordo com o seu caso em específico.

Para continuar se informando, visite nossa página do Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *