O site Pressão Alta é um portal de conteúdo de saúde e bem estar.

Como manter a sua pele mais saudável

como manter sua pele mais saudável

Manter uma pele bonita e saudável é um objetivo para muitas pessoas. E para conquistar esse desejo, é preciso ter uma rotina que esteja de acordo e vise trazer melhorias, que poderão beneficiar também a sua autoestima.

Alguns hábitos alimentares podem impactar diretamente na saúde da pele de forma negativa. Por outro lado, hábitos saudáveis poderão beneficiá-la, melhorando-a e deixando-a mais bonita e saudável.

Conheça algumas ações diárias e hábitos saudáveis que podem melhorar muito a saúde e a aparência da sua pele no dia a dia:

Entenda qual é o seu tipo de pele

O primeiro passo para buscar melhorias é entender em qual categoria ela está classificada, pois cada ação, produto ou alimento será mais eficiente levando em consideração este aspecto.

Os tipos de pele podem dar um direcionamento muito maior a respeito de quais serão as práticas mais adequadas para cada caso.

PELE normal

Este tipo, como o próprio nome indica, não apresenta nenhum aspecto diferenciado. Dessa forma, conta com uma textura comum, com luminosidade moderada e pode apresentar algumas imperfeições esperadas, como acne, manchas e poros dilatados.

PELE seca

A do tipo seca falha no equilíbrio entre o óleo e a água. Por isso, conta com uma textura mais seca, podendo ficar áspera e sem brilho. Isso se deve essencialmente à falta de oleosidade para dar mais luminosidade e à água excessiva.

PELE oleosa

A do tipo oleosa conta com excesso de óleo. Ela peca pela produção em excesso de sebo, que acaba dando um aspecto negativo à pele, podendo torná-la pegajosa exageradamente brilhosa. Isso favorece o aparecimento de problemas como acne e poros muito dilatados.

PELE mista

A do tipo mista abrange aspectos da oleosa e da seca. Assim, as extremidades do rosto e outras partes acabam sendo mais secas, enquanto partes como a zona T são muito mais oleosas e contam com poros dilatados.

PELE sensível

A do tipo sensível é pouco tolerante a algumas ações e produtos, podendo apresentar facilmente coceiras, vermelhidões e descamações. Assim, ela carrega algumas características das peles oleosas e secas.

Dicas essenciais para manter sua pele saudável

Após entender o seu tipo de pele, fica mais fácil compreender as nossas dicas e quais delas servirão para o seu tipo de pele e trarão os resultados esperados. Além disso, será possível entender a forma que elas devem ser aplicadas ao dia a dia.

Mantenha sempre limpa

Por mais que esta pareça ser uma dica muito óbvia, ela é o ponto de partida para uma pele mais saudável. É importante todos os dias realizar boas práticas que trarão a limpeza da pele de forma profunda.

Existem diversos produtos no mercado que promovem este tipo ação que fará com que os poros fiquem verdadeiramente limpos e não haja acumulo de substâncias.

Faça uso de um bom hidratante

Escolha um bom hidratante, que conte com características positivas. O uso de hidratante também deve ser feito por pessoas que tenham o tipo oleosas e existem vários tipos de produtos no mercado que levam menos óleos e podem agir de forma positiva.

O hidratante é importante para garantir níveis de água, evitando descamações e ressecamentos.

Proteja do sol

O sol é um grande inimigo. Portanto, é importante tomar muito cuidado com ele. Sempre faça uso de filtros solares e esteja atento aos horários de exposição ao sol.

Os filtros são importantes porque possuem ingredientes que impedem a ação dos raios UVA e a hidratam. O produto precisa contar com essa ação porque os raios UV são os principais causadores do envelhecimento precoce da pele.

Não durma de maquiagem

Este é um erro muito comum, mas que deve ser evitado para manutenção de uma pele saudável. A maquiagem deve ser removida antes de dormir porque ela pode ser uma grande causadora de obstruções nos poros e prejudicará o viço da pele.

Faça esfoliações

As esfoliações são processos muito importantes para a manutenção da saúde da pele e fazem uma grande diferença para a sua textura por removerem todas as camadas de células mortas, deixando a pele mais macia e lisa.

Cuidado com a alimentação

Os procedimentos citados são muito importantes para a saúde da pele, mas uma boa alimentação pode ser a chave. Dessa forma, tome cuidado com os alimentos da sua dieta e tenha uma alimentação mais equilibrada e saudável, inclua frutas, legumes, cerais e verduras na sua dieta e veja a diferença que estes alimentos podem fazer.

Não esqueça de sempre buscar acompanhamento profissional em relação a sua dieta, veja mais aqui.

Gostou do conteúdo e quer saber outras dicas de saúde? Veja mais no nosso Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *