Deprecated: Elementor\DB::is_built_with_elementor está obsoleto desde a versão 3.2.0! Use Plugin::$instance->documents->get( $post_id )->is_built_with_elementor() em seu lugar. in /home/u840154243/domains/pressaoalta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5211
5 hábitos saudáveis para aumentar a sua produtividade - Pressão Alta

O site Pressão Alta é um portal de conteúdo de saúde e bem estar.

5 hábitos saudáveis para aumentar a sua produtividade

Ter uma rotina com mais produtividade é a vontade de todos profissionais, independente da área de atuação. Mas você sabia que os hábitos cotidianos podem influenciar a sua produtividade? Isso porque a alimentação, seus horários, além de outros fatores do dia a dia podem tanto trazer energia, como o esgotamento. Por isso, selecionamos 5 hábitos saudáveis que vão te ajudar na sua produtividade. Confira!

1. tenha uma alimentação saudável

Sabemos que uma alimentação balanceada é responsável por trazer longevidade e qualidade de vida, mas o seu prato também pode determinar se a sua rotina terá produtividade ou não. Um estudo da Universidade de Brigham Young nos Estados Unidos apontou que deixar de comer frutas e verduras regularmente tem o potencial de diminuir a produtividade em 93% dos casos.

Neste aspecto, um erro comum é comer mais para ter mais produtividade, mas pode acontecer o oposto. Alimentos pesados e em exagero trazem sono, cansaço e letargia ao longo do dia, devido ao intenso processo de digestão. É como se todos os esforços do seu corpo fossem para esse processo, te deixando sem energia para desempenhar outras tarefas exigidas para ter uma rotina produtiva.

Assim, a melhor escolha é investir em alimentos de fácil digestão e que promovam mais energia. É preciso evitar também alimentos que provocam picos glicêmicos, como é o caso dos carboidratos de alto índice glicêmico, que podem trazer sono, ansiedade e assim prejudicar a sua produtividade.

Conte com a ajuda de um profissional para preparar uma dieta equilibrada, saudável, como neste artigo aqui https://pressaoalta.com.br/index.php/2021/12/28/a-importancia-de-um-profissional-para-acompanhar-a-alimentacao/

2. Tenha horários para dormir e acordar

De acordo com especialistas, a quantidade de horas de sono necessárias varia de acordo com cada pessoa. Contudo, há um consenso que diz respeito à quantidade mínima de horas dormidas. Assim, jovens e adultos precisam dormir pelo menos 7 horas por noite para que o organismo possa se recuperar e ter mais foco no dia seguinte e consequentemente mais produtividade.

Mas é válido lembrar que algumas pessoas podem sentir uma necessidade maior de sono e é comum que jovens e adultos precisem de 9 horas ou mais de sono por noite para revigorar o corpo e a mente. Assim, é importante que cada pessoa conheça o seu corpo e estabeleça horários para dormir e acordar. Especialmente se você trabalha em horário comercial e precisa acordar cedo, madrugar não é um hábito saudável para a produtividade.

3.Controle o estresse

O estresse e as situações que nos deixam em estado de alerta podem causar uma pane no cérebro. Para controlar o estresse é primordial inserir momentos de leveza na rotina, para estar com as pessoas queridas, praticar um hobby ou apenas não fazer nada. Alternar as vivências que exigem o foco, com momentos que nos energizam trazem impulsos positivos para a realização de metas e objetivos.

4. Faça pausas

Tão importante para a produtividade quanto ter momentos de atenção plena, é incluir a pausa na rotina. Por isso, ter um método de trabalho ou estudos que inclua as pausas pode te ajudar a ser mais produtivo e ainda evitar o estresse.

Francisco Cirillo, criador do conhecido Método Pomodoro, aborda esse tema em seu livro “The Pomodoro Technique”. O psicólogo italiano afirma que alternar momentos de foco e pausa ajuda a assimilar melhor as tarefas que estamos fazendo, trazendo maior aprendizado e evitando a procrastinação. Parece perfeito para ter uma rotina produtiva e leve ao mesmo tempo.

5. Beba mais água

70% do corpo humano é formado por água, assim, é fundamental manter a hidratação para garantir o pleno funcionamento do organismo. Mas você sabia que ela é ainda mais importante para o cérebro? Esse órgão é 90% composto por água e sem hidratação podemos ter problemas que prejudicam a produtividade, como falta de foco, incapacidade cognitiva e dores de cabeça.

A água é responsável por transportar nutrientes e oxigênio através das células, além de manter o metabolismo funcionando, o que nos traz energia ao longo do dia. A falta de hidratação pode trazer a sensação de fadiga e prejudicar o desempenho das tarefas.

Viu só como hábitos simples podem trazer mais saúde e produtividade para a sua rotina? Nos acompanhe também pelo Instagram.

FONTES:

Quantas horas eu preciso dormir? Depende da sua idade, dizem especialistas

https://brasilescola.uol.com.br/dicas-de-estudo/tecnica-pomodoro-que-e-e-como-funciona.htm

https://www.h9j.com.br/pt/sobre-nos/blog/a-importancia-de-beber-agua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *