O site Pressão Alta é um portal de conteúdo de saúde e bem estar.

sal pressão alta

5 dicas para evitar o excesso de sal nas comidas

Item rotineiro na culinária brasileira e mundial, o sal em excesso pode trazer prejuízos para a saúde. Aumento de pressão arterial e problemas renais são alguns dos malefícios desse item. Por isso, devemos estar atentos a alternativas que evitem o seu uso em excesso.

Mas devemos falar além do sal de cozinha, pois o cloreto de sódio que o compõe está presente em muitos outros alimentos, sejam naturais ou industrializados. Separamos algumas dicas que podem te ajudar a encontrar o equilíbrio certo do sal na sua alimentação.

Dica 1: leia os rótulos

Ao utilizar ingredientes industrializados, não deixe de ler sobre sua composição nas embalagens. Conhecer o que está colocando na sua mesa é essencial para encontrar o equilíbrio na alimentação.

Assim, na ida ao supermercado, lembre-se de ler os rótulos e dar preferência por alimentos que não tenham altos índices de sódio. Os enlatados são mais propensos a isso, então, se for utilizá-los, é interessante eliminar a água que os acompanha antes do consumo ou lavá-los.

Dica 2: dê preferência a alimentos e temperos naturais

O sal auxilia na conservação de alguns produtos, por isso alguns alimentos industrializados possuem grande quantidade de sal em sua composição. Dessa forma, dê preferência a ingredientes naturais.

Da mesma forma, evite o uso de temperos prontos. Uma alternativa é usar temperos naturais, como alho, salsinha, cebola, entre outros. Eles auxiliam no sabor e são uma alternativa ao uso excessivo do sal.

Dica 3: tire o saleiro da mesa

Com o saleiro ao alcance, podemos criar o costume de acrescentar mais sal a um alimento que já foi temperado. Essa mania diária pode viciar o paladar, que sempre irá pedir por comidas mais salgadas.

Pode parecer uma dica simples, mas isso significa uma mudança de hábito. Saímos das ações automáticas e começamos a nos atentar para o uso do sal no dia a dia. Por isso, retire o saleiro da mesa de refeição.

Dica 4: experimente a comida

Quando preparamos nosso alimento, o ideal é que, durante o preparo, possamos experimentá-lo para dosar a quantidade certa de sal a ser utilizado. Comece sempre por uma quantidade pequena para que, caso precise acrescentar mais, não caia no excesso.

A dica é utilizar, ao invés das colheres de sopa (que podem gerar exageros), as colheres de chá. Elas permitem maior controle durante o temperar a refeição. Ao experimentar, lembre-se sempre que outros alimentos do conjunto também serão temperados, então não abuse.

Dica 5: acostume seu paladar

Para quem está acostumado a preparar os alimentos com grande quantidade de sal, cortar o ingrediente abruptamente pode provocar estranheza. Por isso, o ideal é fazer essa mudança gradativamente.

Isso permite que o cérebro e o paladar se acostumem com o novo sabor, o que torna a experiência mais prazerosa. Tentar cortar imediatamente pode causar o efeito reverso, fazendo com que a pessoa encare com aversão esse novo hábito.

Benefícios de diminuir o sal na alimentação

O consumo equilibrado de sal pode ser benéfico para o organismo, principalmente de pessoas que sofrem com hipertensão, já que entre as vantagens de diminuir seu consumo excessivo está a diminuição da pressão arterial.

Outros benefícios a serem citados estão na melhora na saúde dos rins, redução da frequência de dores de cabeça, diminuição do inchaço do corpo e redução do risco de osteoporose. Além de estar atento a alimentação, é sempre indicado procurar um especialista médico.

Para acompanhar mais dicas sobre saúde, não deixe de visitar nosso Instagram clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *