O site Pressão Alta é um portal de conteúdo de saúde e bem estar.

pressão alta

A importância de fazer exames regularmente

Seja pela correria do dia a dia ou simplesmente por não ter o costume, bastante gente não faz exames preventivos com a devida frequência.

Em muitos casos, as pessoas só buscam fazer avaliações com médicos depois que percebem o surgimento de sintomas. No entanto, deixar para ir atrás dos exames nessas horas pode ser tarde demais.

É por isso que hoje abordaremos a importância de fazer checkups regularmente . Acompanhe:

Por que fazer exames com frequência?

O que você prefere: ser curado de um problema de saúde ou ter de lidar pelo resto da vida com as consequências dele?

A resposta pode parecer óbvia, mas a diferença entre os dois resultados está exatamente na realização de exames. Fazer consultas e análises com frequência é a forma mais segura de entender o que está ocorrendo com nosso corpo e reagir a eventuais problemas.

Exames podem ajudar na cura de doenças

Pensemos no caso de doenças “invisíveis”, como a hipertensão. Hoje, muitas pessoas sequer sabem que vivem com esse mal, já que o aumento da pressão arterial é quase imperceptível.

No entanto, se a hipertensão não for tratada, acarretará em problemas graves e, quando eles aparecerem, será tarde. As consequências mais comuns da pressão alta são os infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e paralisação dos rins.

Ou seja, quem deixa para fazer exames apenas quando aparecem os sintomas, talvez nem terá essa chance se for acometido por doenças como a hipertensão ou mesmo alguns tipos de cânceres.

Monitoramento pela vida

Em outras palavras, a importância de fazer exames regularmente é monitorar nosso corpo, buscando notar se há alguma anomalia e, havendo, tratar ela o mais cedo possível.

Cânceres como o de mama, de pele e de próstata podem ser curados, desde que sejam identificados em seus estágios iniciais – o que ocorre mediante alguns exames de rotina.

O mesmo vale para uma série de outros problemas de saúde, que, se identificados com antecedência, podem ser tratados com mais precisão ou mesmo curados.

De quanto em quanto tempo ?

Se a regularidade é o caminho para ter uma vida saudável, de quanto em quanto tempo os exames devem ser feitos?

A resposta varia de acordo com as características das pessoas. No geral, para quem não tem problemas de saúde crônicos, o ideal é fazer consultas e exames de rotina anualmente.

Agora, para quem tem alguma doença crônica de saúde, o indicado é realizar consultas a cada seis meses. O mesmo vale para quem tem familiares com histórico de doenças.

A idade é outro fator importante nesse cálculo, já que, quanto maior for a faixa etária, maior a necessidade de fazer exames com frequência.

Quais são os exames de rotina?

No geral, os principais exames de rotina são os de sangue, que medem colesterol, creatinina, triglicérides, ácido úrico e hemograma. Além destes, os mais requisitados são:Detecção de diabetes;Monitoramento da pressão arterial;TSH (para tireoide);Colonoscopia;Eletrocardiograma;Papanicolau (feminino);Mamografia (feminino);Toque retal (masculino).

Esperamos que esse conteúdo tenha lhe ajudado a entender a importância de fazer exames regularmente.

Mas lembre-se: além das consultas regulares ao médico e da realização de exames, ter uma vida saudável passa por adotar hábitos melhores, com cuidados na alimentação, prática de exercícios físicos e boas noites de sono.

Gostou desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais e fique de olho em nossa página no Instagram para ver outros temas interessantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *