O site Pressão Alta é um portal de conteúdo de saúde e bem estar.

HIPERTENSÃO

5 coisas que você precisa saber sobre hipertensão

Com um número crescente de pessoas com hipertensão no Brasil, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) fez uma estimativa que cerca de 30% dos brasileiros já são hipertensos, sendo que muitos deles nem mesmo sabiam. Sendo assim, listamos 5 coisas importantes que todos devemos saber sobre a Hipertensão, para poder detectá-la a tempo, tratar corretamente e voltar a ter uma vida mais saudável e equilibrada.

O que é hipertensão, como detectar e tratamento?

A hipertensão, ou pressão alta, se dá pela contração excessiva dos vasos sanguíneos, fazendo com que a pressão do sangue aumente. O coração faz um esforço maior do que deveria para distribuir o sangue pelo corpo corretamente. O considerado normal ao medir a pressão são os valores de no máximo 13 por 8,5.

Os fatores que mais causam hipertensão são a herança genética, a obesidade (mais de 60% dos hipertensos são obesos), o consumo excessivo de sal, bebidas alcoólicas ou ainda o sedentarismo.

Essa enfermidade não possui uma cura definitiva, mas pode ser controlada com o uso de remédios e outros fatores explicados mais abaixo. O tratamento é fundamental para evitar que o paciente possa ter infartos, derrames ou até a paralisação dos rins. Junto do acompanhamento médico, é importante manter o uso das medicações mesmo após a normalização, além de outros detalhes como veremos a seguir.

Medir a pressão corretamente faz a diferença

Você mesmo pode medir sua pressão, mas precisa fazer isso da maneira correta. Encontre um lugar calmo e repouse cerca de 5 minutos. O braço onde será medida a pressão deve estar apoiado em uma mesa na altura de seu coração, costas apoiadas em um algum lugar e os pés encostados retos no chão.

É recomendado também que a bexiga não esteja cheia e que a pessoa não tenha fumado ou bebido café nos últimos 30 minutos para evitar alterações. A medição constante para um controle efetivo deve ser feita sempre considerando o mesmo braço e seguindo a explicação descrita acima.

Vilões além do sal e alimentação correta

A alimentação equilibrada e saudável é um fator que influencia muito na regulagem da hipertensão. Consumir nutrientes como magnésio, cálcio, potássio e fibras ajuda muito.

O uso excessivo do sal tem ligação direta com a hipertensão. Evite também alimentos industrializados (enlatados, conservas e embutidos) já que são igualmente ricos em sódio. Diminua a carne vermelha e os refrigerantes. Acrescente frutas em sua alimentação, assim como legumes, verduras, produtos lácteos com pouca gordura, sementes oleaginosas, peixes e aves.

Atenção Redobrada devido ao Covid + hipertensão

Pacientes hipertensos fazem parte do grupo de risco definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), já que os estudos mostram uma evolução para a forma mais grave do Coronavírus em quem tem a doença. Assim, fique de olho em sua pressão arterial, evite aglomerações, faça a higienização correta das mãos e sempre use máscara.

Para continuar lendo em primeira mão mais informações importantes para sua saúde e artigos relevantes para manter uma vida equilibrada, fique de olho em nosso perfil no Instagram e acesse conteúdos exclusivos!

1 comentário em “5 coisas que você precisa saber sobre hipertensão”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *