O site Pressão Alta é um portal de conteúdo de saúde e bem estar.

Diabetes pressão alta

Mitos e verdades sobre diabetes

A diabetes é uma doença muito comum não só no Brasil, mas em todo o mundo. Por isso surgem diversos mitos sobre essa doença que infelizmente se tornou tão popular.

Antes que adentrar nos mitos de verdades referentes ao assunto é necessário entender de fato como funciona a diabetes. Essa doença é causada pela produção insuficiente ou até a má absorção de insulina.

Esse hormônio é responsável por regular a glicose no sangue, o que garante energia necessária para o organismo. A insulina quebra as moléculas de glicose transformando-as em energia para manutenção das células no organismo.

Mitos sobre a diabetes

Agora que já ficou claro como essa doença funciona, vamos analisar alguns dos mitos que se espalham e se perdem em meio as verdades sobre essa doença.

  • Diabetes não é grave: Por ser muito comum, muitas pessoas não consideram uma doença que pode chegar a um nível mais grave, o que é um grande erro.  Já que a diabetes aumenta o risco de complicações em órgão importantes, como olhos, rins, vasos sanguíneos e até os nervos. Entretanto essas complicações podem ser previamente anuladas com o tratamento adequado.  
  • Pessoas acima do peso tem diabetes tipo 2: apesar de não ser uma regra, estar acima do peso é sim considerado um fator de risco para desenvolver a doença e deve ser observado com acompanhado e cautela para possíveis novos casos.
  • Diabéticos podem comer frutas à vontade: a ingestão de fruta precisa ser controlado tendo em vista que elas possuem frutose, um açúcar que pode vir a causar o descontrole dos níveis glicêmicos no organismo. É recomendado que uma pessoa com diabetes consuma no máximo 4 frutas por dia.
  • Diabéticos nunca podem comer doce: a ingestão de açúcar não está proibida, mas deve ser feito de forma controlada, programada e sem exageros para não causar grandes alterações no nível glicêmico.

Verdades sobre diabetes

  • Diabetes atinge tanto mulheres como homens, de todas as idades: apesar de ser mais frequente em indivíduos maiores de 18 anos, a diabetes pode sim acontecer em qualquer idade.
  • Não existe cura para diabetes: infelizmente a diabetes ainda é uma doença que não possui cura, entretanto é possível ter uma excelente qualidade de vida tratando a doença de forma controlada.
  • Diabéticos devem maneirar o consumo de pães, massas e outros carboidratos: aqueles que são acometidos pela diabetes não pode ter um consumo exagerado de alimentos com elevada quantidade de açucares, portanto devem controlar o consumo desses alimentos mais massudos.
  • É possível consumir bebidas alcoólicas socialmente: a ingestão de bebida alcoólica não é totalmente proibida, mas deve ser feita com moderação já que o composto oferece quantidades variadas de carboidratos (açucares) e isso deve ser considerado para os diabéticos.

Conclusão

Esses são alguns dos mitos e verdades mais comuns sobre a diabetes. Porém, para esclarecer quaisquer outras dúvidas é fundamental procurar um médico para acompanhar de perto o caso e fazer as melhores indicações para cada quadro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *