O site Pressão Alta é um portal de conteúdo de saúde e bem estar.

atividade fisica

Pessoas com hipertensão podem fazer atividade física?

Embora ainda não haja cura, a hipertensão pode ser controlada e evitada mantendo um estilo de vida saudável e, em muitos casos, em combinação com medicamentos específicos que reduzem a pressão arterial. De acordo com especialistas, dieta pobre em sal e atividade física são aliados poderosos no controle da pressão alta.

A atividade física pode reduzir a porcentagem de gordura corporal, ajudar a diminuir os níveis de colesterol e açúcar no sangue, fortalecer a estrutura óssea e muscular e melhorar a condição cardiovascular do indivíduo. É recomendado que todo paciente com pressão alta que está prestes a iniciar um programa de exercícios físicos receba uma avaliação médica antes.

Entenda melhor como as atividades físicas são aliadas da sua saúde.

Priorize os exercícios físicos para combater a hipertensão

Existem várias maneiras de controlar a pressão arterial, uma das quais é levar um estilo de vida saudável e ativo.  Manter uma dieta balanceada, evitar gordura saturada e sal, fazer exercícios e evitar bebidas alcoólicas são mudanças importantes no estilo de vida.

O exercício físico regular pode ajudar a tratar a hipertensão medicamentosa e até mesmo interrompê-la. A intensidade do exercício deve ser moderada, três a seis vezes por semana, e a duração é de 30 a 60 minutos.

É importante evitar exercícios sob o sol quente ou em um local quente e abafado. Use roupas confortáveis ​​e calçados esportivos, e utilize calçados com a sola do calcanhar mais alta para diminuir o impacto no chão. 

Certifique-se de beber água antes, durante e após os exercícios, especialmente em climas quentes. Se você não se sentir bem, tiver dor de cabeça ou muito cansaço, evite fazer exercícios. 

Verifique sua pressão arterial antes do exercício, se possível. Se a pressão arterial for superior a 16 x 10 (160/100 mm Hg), não faça exercícios.

Pratique exercícios aeróbicos

Para prevenir doenças cardiovasculares, atividades físicas como exercícios aeróbicos (como correr, nadar e andar de bicicleta) sem dúvida excederão os exercícios anaeróbicos, aumentando assim o colesterol bom (colesterol HDL) e melhorando o nível de açúcar no sangue de pessoas normais, especialmente pacientes diabéticos. 

Portanto, ajudam no controle da hipertensão arterial, reduzem a obesidade, ajudam a parar de fumar, melhoram a saúde mental e reduzem o estresse.

Mas lembre-se, você deve sempre combinar exercícios musculares com dois exercícios, pois esses dois exercícios permitirão que seu corpo tenha um melhor desempenho, uma postura estável, reduza o risco de quedas e aproveite melhor o oxigênio respiratório.

Sinais que você deverá suspender os exercícios

Algumas pessoas, especialmente aquelas que não estão acostumadas a exercícios físicos, podem apresentar alguns sinais e sintomas e indicar que é melhor interromper o exercício físico, como forte dor de cabeça, tontura, olhos, sangramento nasal, zumbido e sensação de desconforto.

Depois que os sinais e sintomas aparecem, é importante medir a pressão arterial para ver se o exercício deve ser interrompido e se a pessoa precisa ir ao hospital.

Durante a medição, se for constatado que a pressão máxima que aparece primeiro no monitor é próxima a 200 mmHg, é necessário interromper essa atividade, pois isso pode causar problemas cardíacos.

Em seguida, espere que a pressão caia lentamente. Após 30 minutos em pé, a pressão deve diminuir.

Além disso, os pacientes com hipertensão devem sempre medir a pressão antes de iniciar qualquer atividade para ver se podem se exercitar, e só devem iniciar o exercício quando a pressão estiver abaixo de 140/90 mmHg.

Conclusão

Precisa de ajuda ou quer mais dicas? Deixe seu comentário aqui embaixo que te ajudaremos! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *