Talvez você nunca tenha se dado conta de como o amendoim está presente em sua vida: de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope, ele é consumido por 75% dos brasileiros, seja como aperitivo ou ingrediente de uma receita. Por isso é importante saber se há benefícios de consumir o amendoim.
Apesar de o amendoim ser tão apreciado, essa mesma pesquisa revelou que mais de 60% dos entrevistados desconhecem as propriedades nutricionais desse “primo” do feijão e da lentilha, enquanto 12% acham que ele contém apenas gordura e colesterol ruim – o que é uma grande injustiça!
1. O amendoim pode contribuir para a perda de peso
É verdade: o amendoim é um alimento bastante calórico. Porém, se consumido com moderação, pode conferir uma sensação prolongada de saciedade.
Apesar de ser uma leguminosa, o conteúdo nutricional do amendoim é mais semelhante aos das castanhas e nozes. Dessa forma, ele é rico em fibras, gorduras boas e proteínas vegetais, uma combinação que auxilia o controle do apetite.
2. Ele ajuda a regular os níveis de colesterol
O amendoim é um alimento livre de colesterol. A maior parte de seu teor lipídico é composta por gorduras boas, como os ácidos graxos monoinsaturados, que ajudam a regular as taxas de colesterol total e a reduzir as de colesterol ruim (LDL).
Outro benefício do amendoim é que ele contém fitoesteróis, substâncias que têm uma estrutura química parecida com a do colesterol ruim e “roubam” seu ponto de ligação nas células, reduzindo sua absorção. Assim, o LDL fica livre e pode ser eliminado do organismo.
3. O amendoim protege a saúde cardiovascular
Os efeitos benéficos do amendoim sobre a redução das taxas de colesterol LDL são diretamente responsáveis pela proteção do coração e dos vasos sanguíneos, pois há menos “material” para a formação de placas nas artérias.
Além disso, o amendoim é rico em resveratrol, um poderoso antioxidante,
4. Previne o envelhecimento precoce e o câncer
O amendoim contém outras substâncias com poder antioxidante, podendo ser comparado às frutas vermelhas em termos de quantidade. Essas moléculas incluem o ácido p-cumárico (cuja concentração aumenta até 22% no amendoim torrado), outros polifenóis e a vitamina E.
5. Ele pode contribuir para a prevenção da diabetes e da obesidade
Um estudo realizado por pesquisadores da USP demonstrou que a pele do amendoim contém compostos naturais que ajudam a prevenir a diabetes e a obesidade. Isso acontece porque esses compostos reduzem o processo de quebra dos açúcares e gorduras, que seria necessário para que esses nutrientes fossem absorvidos e utilizados pelo organismo.