Uma opção refrescante e nutritiva

Estamos enfrentando dias de calor intenso, principalmente na região Sudeste do país. Com essa temperatura, o apetite é menor e não é nada agradável se alimentar de refeições muito quentes. Isso faz aumentar ainda mais a sensação de calor e deixa a temperatura do corpo mais propícia à fadiga e ao mal estar.
Em tempos de calor como esse, a Defesa Civil aconselha a ser evitada a exposição ao sol das 10h às 17h e as atividades ao ar livre também nesses horários, caso tenha que sair de casa, use sempre o protetor solar. O consumo de líquidos é fundamental, em especial água mineral. O uso de ventiladores e umidificadores são sempre bem vindos, assim como também, o uso de soro fisiológico para umedecer as narinas e vias respiratórias. Banhos gelados também colaboram para refrescar o corpo e ajudam você a se sentir melhor.
A alimentação também merece cuidados especiais no dias de muito calor, deve-se evitar refeições pesadas e muita mistura de elementos em seu prato. O que deve estar como preferência são as verduras, legumes e vegetais em geral. Saladas são uma ótima pedida, onde as mais variadas folhas podem ser aderidas ao cardápio.
Alimentação saudável em qualquer lugar ou época é necessária. Quando vamos viajar para outros lugares com uma gastronomia diferenciada devemos ficar atentos. Devemos prestar atenção nos alimentos e comer sempre de forma moderada para ter certeza de que o alimento não fará mal ao seu estômago.
Outra orientação é comer alimentos que são leves como arroz integral, carnes de peixe e frango, torradas, sucos naturais, cereais. Além de legumes, frutas entre outros alimentos saudáveis. Já ´para a sobremesa, escolha uma salada de frutas ou picolé para refrescar. Incentive as crianças a tomarem água e você adulto também.
 
Saiba o que evitar
 
Alimentos gordurosos como frituras, queijos amarelos, pratos a base de creme de leite, maionese, manteiga, devem ser evitados.
 
Ademais, o sal também é um dos maiores vilões durante o verão. Evite salgadinhos, petiscos e castanhas. Já os alimentos ricos em calorias e açúcar como doces, chocolates, sorvete de massa, caldas e complementos não devem ser consumidos em excesso.
 
E não esqueça, as bebidas alcoólicas favorecem a desidratação do nosso corpo e promove o acúmulo de gordura no organismo. Se ficarmos atentos com a alimentação durante o verão, fica mais divertido e tranquilo curtir muito sol, praia, piscina, sombra e água fresca!!!
 

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