Ácido Retinóico: para que serve?

O que é o ácido retinóico?
O ácido retinóico ou tretinoína é uma substância derivada da vitamina A e um dos compostos mais estudados para tratamento tópico do envelhecimento da pele, seja o envelhecimento extrínseco, ou causado pela exposição solar.
 
Para que serve o ácido retinóico?
O ácido retinóico é indicado, principalmente, no tratamento dos sinais do fotoenvelhecimento, que incluem: rugas finas, hiperpigmentação, manchas, sardas, aspereza, e irregularidades na textura da pele.
 
O ácido retinóico é muito usado no tratamento da acne, complementando os demais tratamentos. Apesar de não curar completamente o excesso de oleosidade da pele, ameniza o problema e costuma ter uma ação bastante duradoura, após o tratamento.
 
O ácido retinóico normaliza a queratinização dentro dos poros e impede esse entupimento, evitando o aparecimento de novas lesões de acne. Melhora a textura da pele, o que ajuda também no tratamento das cicatrizes de acne.
 
O peeling químico com ácido retinóico também é indicado para tratamento de manchas, como o melasma. Em geral, é feita uma aplicação semanal, durante cinco semanas. Ele é usado no controle da acne, oleosidade, melhora de rugas finas, melasma e outras manchas escuras da pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *