O site Pressão Alta é um portal de conteúdo de saúde e bem estar.

Dor de cabeça pressão alta

Dor de cabeça e tontura? Saiba o que pode ser

Quando sentimos dores constantes pelo corpo, a primeira intenção que temos é a de procurar um médico para saber exatamente quais são as causas daqueles sintomas, não é mesmo? Porém, quando se trata do surgimento de dor de cabeça e tontura, quase sempre existe uma grande dificuldade de explicar e descrever a intensidade desses sintomas. Até porque, eles oferecem características bem específicas.

Quando a dor de cabeça e a tontura se apresentam praticamente juntas, emitir um diagnóstico preciso vai depender muito mais do grau de intensidade daquela queixa, e da precisão da definição do paciente sobre o que está realmente sentindo.

Quando apenas a tontura se apresenta, ela pode responder a dois tipos específicos, chamados de rotatória e não-rotatória. A tontura rotatória é o que popularmente conhecemos como vertigem, por exemplo.

Dessa maneira, quando a dor de cabeça e tontura se apresentam juntas, as definições não são especificamente claras, e é preciso saber exatamente de onde surgem os sintomas e quais os tratamentos destinados. Confira abaixo como lidar com as duas questões!

A ligação entre dor de cabeça e tontura

A ligação entre a dor de cabeça e a tontura pode estar relacionada a dois sintomas: dores localizadas na coluna cervical do paciente, ou uma alteração considerável no quadro do sistema nervoso do indivíduo.

Ao ocorrer alterações na coluna cervical, os sintomas que surgem podem piorar bastante por conta do modo como o paciente se mexe. Movimentar a cabeça para uma direção específica pode afetar o pescoço e, posteriormente, trazer a cefaleia e a tontura à tona.

Já quando ocorre a alteração do sistema nervoso, os sintomas decorrentes se caracterizam por dores de cabeça mescladas com os chamados distúrbios vestibulares (labirinto), desencadeando sensações como tontura, vertigens, desequilíbrio e zumbidos, entre outros.

Problemas de visão

Outra questão que pode desenvolver sintomas fortes de dor de cabeça e tonturas são os problemas de visão. Esse processo pode se derivar por conta de hábitos nada saudáveis para os olhos, assim como doenças que não foram detectadas.

Manter um esforço incomum da visão pode desencadear essa sensação, como quando utilizamos por longos períodos o computador, videogames, celular (principalmente em locais pouco iluminados) e leituras exercidas durante muito tempo.

Doenças oculares

As doenças oculares são consideradas grandes responsáveis pelo surgimento de cefaléia e tonturas. Algumas delas, como hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, podem provocar a dificuldade de se vislumbrar objetos com nitidez, além de falta de concentração de foco.

Cada uma delas, com as suas características e sintomas, desencadeiam dores de cabeça e tonturas, por isso é extremamente necessário cuidar da saúde dos olhos, mantendo acompanhamento médico constante para o tratamento adequado e diminuição dos efeitos.

Sensações de desequilíbrio e tontura

A mistura de dores de cabeça e de tontura podem causar sensações como desequilíbrio e vertigens. Como falamos de doenças oculares anteriormente, essas características podem estar ligadas ao desenvolvimento de doenças como catarata e glaucoma.

Caso o paciente apresente dificuldades em caminhar e sem saber onde está pisando, assim como perceber a visão embaçada, com manchas e sem foco, o ideal é que procure o profissional de saúde adequado para um melhor diagnóstico e tratamento.

Conclusão

Como é possível perceber, o que abordamos acima pode ser categorizado como algumas das situações que levam ao surgimento de dores de cabeça e tonturas constantes. De todo modo, contar com a ajuda médica é o certo, para descobrir a real causa do problema.

Portanto, para obter informações sobre essa e outras questões de saúde e se prevenir de problemas futuros, acompanhe o nosso perfil no Instagram , e deixe seus comentários e sugestões!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *