O site Pressão Alta é um portal de conteúdo de saúde e bem estar.

alergia emocional

Alergia emocional: saiba se você tem e por que ela acontece

Você sabe o que é alergia emocional? Já ouviu falar desse problema alguma vez? Pois saiba que você pode ter e nem sequer perceber isso. 

Esse problema se parece muito com uma alergia comum e, por isso, pode ser alvo de dúvidas. 

De toda forma, seja qual for a origem de uma alergia, é sempre importante ir ao médico e verificar qual a origem do problema. 

Isso porque uma alergia, a depender do que estiver causando, pode guardar riscos e precisa de tratamento e de evitar seja lá o que for que estiver causando-a. 

Vamos agora conhecer um pouco mais a respeito da alergia emocional, quais seus principais sintomas, o que é exatamente, além de conhecer alguns dos possíveis tratamentos. 

O que é a alergia emocional?

A alergia emocional é uma condição que se assemelha muito a uma alergia comum e, portanto, sua identificação com essa causa pode ser um pouco difícil. 

De forma geral, ela se manifesta quando em situações de estresse ou mesmo de ansiedade, fazendo com que a pele acabe ficando irritada e com vermelhidão. 

O que pode ocorrer é que as nossas células de defesa acabam atacando certos órgãos, inclusive a pele, quando estamos passando por situações de ansiedade extrema. 

Isso pode provocar até mesmo urticária, além de outros sintomas diversos. Quando passamos por uma alergia emocional, podemos confundir por uma alergia alimentar ou por elementos do ambiente. 

Mas o que efetivamente causa a alergia emocional? É o que veremos a seguir com mais detalhes. 

O que pode causar a alergia?

Não existe bem uma explicação única e certa do que cause a alergia, no entanto, há algumas suposições interessantes. 

Acredita-se que tanto o estresse quanto a ansiedade influenciam diretamente nessa reação alérgica na pele justamente pelo fato de que produzem no corpo substâncias que, quando em excesso, causam inflamações na pele. 

Sendo assim, a alergia emocional pode estar diretamente ligada a ansiedade ou a situações estressantes que façam com que a pessoa afetada passe por situações extremas. 

Ao notar esse tipo de reação na pele, é muito prudente procurar ajuda médica para buscar as causas do problema e trata-lo. 

Quais são os principais sintomas?

É importante ter em mente que os sintomas da alergia podem variar bastante em intensidade de pessoa para pessoa e também dependendo do problema e de como ele ocorre. 

Além disso, nem sempre uma mesma pessoa que tenha alergia emocional irá apresentar todos eles simultaneamente. 

Justamente por isso que é preciso buscar ajuda do médico para que se saiba qual é o caso. Os principais sintomas da alergia emocional são os seguintes:

  • Urticária;
  • Coceira intensa na pele; 
  • Vermelhidão;
  • Falta de ar; 
  • Sinais de insônia. 

Ao notar esses sintomas, saiba que pode ser alergia emocional. Faça uma consulta médica e busque diagnosticar corretamente o problema. 

Como tratar a alergia emocional?

Isso pode depender da intensidade do problema e claro, dos sintomas apresentados em cada caso. 

Em alguns casos pode-se receitar atividades físicas ao ar livre para reduzir os níveis de estresse e ansiedade além de medicamentos antialérgicos. 

Em casos mais sérios e quadros de crises de ansiedade intensas, até mesmo terapia pode vir então a fazer parte do tratamento para a alergia. 

Conclusão

Como vimos, a alergia emocional tem sintomas muito parecidos com o de qualquer tipo de alergia comum, que causa coceira e vermelhidão. 

Portanto, se faz necessária a visita a um dermatologista para que se analise então as causas do problema, buscando um tratamento adequado. 

Agora que você sabe mais a respeito da alergia emocional, deixe então seu comentário caso ainda tenha mais dúvidas e siga a nossa página no Instagram clicando aqui para aprender mais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *