O site Pressão Alta é um portal de conteúdo de saúde e bem estar.

pressao alta emagrecer

Saiba todos os mitos e verdades sobre o processo de emagrecer

O processo de emagrecer sempre foi cercado de diversos mitos que tendem a nos distanciar do que realmente devemos fazer quando queremos perder peso e ter uma vida mais saudável. 

São diversas informações fora da realidade e outras um pouco desconexas e que trazem dúvidas para quem está na busca por emagrecer da maneira certa. 

Hoje em dia, cuidar do peso virou uma questão muito importante e com isso diversas pessoas tem se mostrado muito interessadas em ter esse cuidado consigo. 

No entanto, é preciso cuidar do que ouvimos por aí e filtrar as informações corretas e que são verdadeiramente benéficas para nós. 

Portanto, separamos hoje alguns mitos e verdades sobre emagrecer para que você possa tirar dúvidas sobre algumas das informações que vemos constantemente por aí. 

Conheça os maiores mitos e verdades sobre emagrecer

Agora, vamos dar uma olhada mais de perto em algumas das informações mais controversas a respeito de emagrecer. 

Dessa forma, você conseguirá saber com mais clareza o que deve ou não fazer durante sua jornada para uma vida mais saudável. Confira os detalhes abaixo. 

Preciso cortar todos os carboidratos para emagrecer?

Não, você não precisa cortar todos os carboidratos para fazer dieta e na verdade nem deve. Isso trata-se de mais um mito sobre emagrecer que precisamos quebrar. 

Existem sim dietas que suprimem o carboidrato da sua dieta, no entanto, essa supressão ocorre sempre por curto período de tempo e sob a supervisão de um profissional nutricionista. 

De toda forma, os carboidratos são muito importantes para o nosso organismo e precisamos mantê-los na dieta. 

Isso é fundamental, já que eles são uma das principais fontes de energia e ajudam nosso corpo a ter sustento para realizar outras atividades, inclusive os exercícios físicos. 

Bebidas zero e light emagrecem?

Não ajudam a emagrecer de forma geral e continuam sendo prejudiciais a saúde. Esse é mais um mito. 

Os refrigerantes light por exemplo continuam sendo bebidas industrializadas e com pouquíssimo valor nutricional. 

De todo modo, alimentos e bebidas lights e zero podem até estar em sua alimentação, mas de nada adianta se você não consumir comidas saudáveis e equilibradas. 

Comer carne vermelha sempre engorda?

Não necessariamente comer carne vermelha engorda, essa é outra informação que está um pouco fora do contexto. 

Alguns cortes de carne são sim bastante ricos em gordura e devemos sempre evitar consumir esse tipo de carne de forma diária ou regular. 

Sendo assim, opte sempre por cortes magros e limpe bem as carnes de gorduras que vierem nela antes do preparo, para poder apreciar uma refeição mais equilibrada. 

E claro, sempre que puder, opte por manter em sua dieta as carnes brancas, já que elas são mais magras. 

Remédios milagrosos existem?

Outra informação que é um mito. Remédios para emagrecer não existem. Afinal, se existisse uma simples fórmula para perder peso, não haveria a necessidade de fazer exercícios e dietas. 

Existem alguns medicamentos que podem sim ajudar no processo, no entanto, eles precisam da prescrição médica já que podem acarretar riscos à saúde quando mal utilizados. 

Reeducação alimentar é melhor que dieta?

Verdade. A reeducação alimentar é a total reestruturação dos nossos hábitos alimentares, com substituição de alimentos gordurosos e pobres em nutrientes por outros ricos em vitaminas, fibras e minerais essenciais. 

Reeducação alimentar não é dieta e não priva a pessoa de comer as coisas que gosta, desde que de maneira mais regrada e sem exageros. 

Para uma boa reeducação com bons resultados, conte com a ajuda do seu nutricionista.

Conclusão

Emagrecer pode ser um grande desafio, mas será mais difícil ainda se você não estiver consciente a respeito do que deve ou não fazer enquanto nesse processo. 

Contar com a ajuda de um bom profissional de nutrição pode, inclusive, ajudar muito em seu caminho. 

Agora que você sabe alguns dos mitos sobre emagrecer, já pode driblá-los e seguir com alimentação saudável e exercícios regulares. Deixe seu comentário e leia os artigos relacionados para saber mais. Não se esqueça de seguir o nosso Instagram clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *