O site Pressão Alta é um portal de conteúdo de saúde e bem estar.

doença renal

Guia completo dos sintomas da doença renal

Você conhece tudo sobre a doença renal? Hoje, vamos tratar a respeito desse problema de saúde que afeta diversas pessoas no Brasil e no mundo. 

A doença renal pode ser algo grave e que atrapalha a qualidade de vida da pessoa, dificultando até mesmo suas atividades sociais e no trabalho. É preciso tratamento constante e cuidado. 

Muitas pessoas sofrem com o problema, seja na versão aguda ou crônica. E para que se possa buscar ajuda sobre isso, é muito importante entender o problema e suas principais características. 

Vamos então hoje saber tudo sobre a doença renal, seus sintomas, tratamentos e outras informações que podem ser interessantes para todos. Confira o artigo até o final e boa leitura!

O que é a doença renal?

A doença renal é um problema médico sério em que há uma deficiência ou incapacidade dos rins de fazerem a filtragem do sangue corretamente. 

Quando os rins não conseguem efetivamente filtrar o líquido da forma como deveria, o que ocorre é que diversas substâncias que são toxicas para nosso organismo acabam por não ter sua eliminação correta. 

Sendo assim, o corpo fica retendo essas substâncias perigosas que deveriam ter sido descartadas e isso causa diversos problemas sérios. 

A doença renal tem dois tipos diferentes, o tipo agudo e o crônico, que tem suas diferenças e peculiaridades. 

Doença renal aguda

A doença renal aguda é aquela em que os rins e a função renal em si tem uma perda rápida e significativa, reduzindo de forma drástica e rápida a filtragem do sangue. 

Os sintomas ocorrem de forma mais rápida, fazendo assim com que ocorram males com mais rapidez. 

Doença renal crônica

Na versão crônica da doença renal, o que ocorre é uma perda progressiva dessa função renal. Dessa forma, os rins vão aos poucos e progressivamente perdendo a capacidade da boa filtragem. 

Nesses casos, o tratamento pode ser a hemodiálise ou até transplante e, ao contrário da versão aguda, nem sempre há a cura para a doença renal quando é crônica.

Quais são os principais sintomas da doença?

Os principais sintomas de uma pessoa que está passando por algum tipo de problema nos rins são os seguintes:

  • Dores na parte de baixo das costas;
  • Urina com cor forte e odor bem proeminente;
  • Febre;
  • Hipertensão;
  • Inchaços nos membros inferiores;
  • Formigamentos nos membros superiores e inferiores;
  • Cãibras. 

Caso você note esses sintomas, é crucial que se busque a ajuda médica para então procurar verificar a origem do problema e começar um tratamento. 

A doença é perigosa e precisa de acompanhamento médico constante. Jamais negligencie esses sintomas e busque ajuda o quanto antes. 

Por que ocorre a doença renal?

A doença renal pode vir a ocorrer por diversos fatores diferentes que agem provocando o mau funcionamento dos rins. 

Sendo assim, algumas das principais causas são as seguintes:

  • Tumores na região;
  • Uso de medicamentos específicos; 
  • Lesões causadas nos rins;
  • Desidratação;
  • Bactérias; 
  • Cistos renais. 

Alguns outros fatores também podem desencadear o problema e, portanto, são necessários exames médicos para identificar corretamente o problema. 

Como tratar a doença?

A doença pode ter tratamentos variados a depender da causa e do tipo, seja ela aguda ou crônica. 

Em alguns casos o uso de medicação e de dieta adequada com redução de proteínas e sódio pode auxiliar muito na recuperação e normalização das funções dos rins. 

Em casos crônicos, entretanto, o tratamento pode vir a ser a hemodiálise ou até o transplante de rins. 

Conclusão

A doença renal é uma condição preocupante e que traz diversos males à saúde, principalmente quando não tratada de maneira correta. 

Com isso, o que ocorre é que a pessoa acaba levando uma vida com riscos na saúde e também com perda quantitativa da qualidade de vida. 

Busque ajuda médica caso tenha sintomas da doença. Para saber mais, veja então nossos artigos relacionados e deixe seu comentário sobre o tema. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *