O site Pressão Alta é um portal de conteúdo de saúde e bem estar.

pressao alta mitos e verdades

Pressão alta: conheça os mitos que cercam esse problema

Você passa por problema de pressão alta ou mesmo tem alguém na família que sofre com esse tipo de doença? Sabe exatamente o que é e por que é tão importante controlar? 

Pois saiba então que é muito interessante entender mais a respeito da pressão alta, ou hipertensão, como costumamos chamar e comece a olhar para esse quadro com mais atenção. 

Isso porque a hipertensão é um fator muito preocupante para nossa saúde e necessita, portanto, de controle e tratamentos sempre, a fim de evitar consequências drásticas. 

Quem sofre com a hipertensão necessita de cuidados médicos e de remédios específicos para ajudar a manter tudo sob controle e evitar picos de pressão alta que podem prejudicar grandemente nosso organismo. 

No entanto, a doença ainda é cercada de mitos. Vamos então hoje saber mais a respeito da pressão alta, além de conhecer alguns mitos e verdades sobre ela. Confira as informações e boa leitura!

O que é a pressão alta?

A pressão alta basicamente é uma condição física em que a força de passagem do nosso sangue pelas artérias é muito grande. 

Isso ocorre por uma dificuldade de o sangue chegar a todos os tecidos e partes do corpo de forma satisfatória, o que acaba provocando então com que o coração precise bombear com mais força. 

Com isso, a velocidade desse sangue ao percorrer nosso corpo aumenta, fazendo assim com que a pressão arterial suba, ou seja, o sangue está passando com extrema velocidade por elas. 

A pressão alta é aquela que está acima de 140 x 90 mmHg e a doença crônica é diagnosticada quando essa medição é feita em diversos dias e horários. 

Conheça mitos e verdades sobre a doença

A doença é perigosa e precisa de tratamento. Além disso, a hipertensão não apresenta nenhum tipo de sintoma na maioria das vezes, o que torna o diagnóstico ainda mais complicado. 

Além disso, existem vários mitos a respeito do problema. Vamos então agora conhecer alguns deles.

O consumo de álcool prejudica a pressão arterial?

Sim. O consumo de álcool de maneira desregrada prejudica muito a pressão arterial, fazendo com que ela suba e coloque em risco a vida da pessoa que passa pelo problema. 

Inclusive, as pessoas que fazem o consumo de álcool de forma errada, em grandes quantidades diárias por exemplo, têm ainda mais chances de desenvolver doenças cardíacas e vasculares, aumentando até as chances de um AVC. 

Isso não significa que não se possa ingerir álcool, mas a ingestão deve ser regrada, de apenas uma dose de bebida para mulheres e no máximo duas doses para homens. 

Dessa forma, se mantém a saúde sem deixar de aproveitar aquela bebida que se gosta. 

O sal é o único inimigo da pressão alta?

Não. Existem vários fatores que fazem com que a pressão arterial possa sair do controle, mas o sal não é o único inimigo da pressão e nem o único que provoca esse problema. 

O controle da pressão arterial passa sim pelo controle do sal, já que o brasileiro por si só costuma consumir mais sal do que deveria. 

Situações de estresse podem prejudicar o controle da pressão?

Sim, e muito. Você sabia que aproximadamente 15% dos casos de infarto tem como causa o stress? 

Esse tipo de problema altera as funções cardíacas e eleva a pressão arterial, sendo muito perigoso para quem já sofre com a pressão alta. 

Conclusão

Como vimos, a hipertensão é sim um problema que requer cuidados e tratamentos. No entanto, é cercada de mitos e verdades. 

Precisamos sempre conhecer nosso corpo e entender como ele funciona para que possamos sofrer menos as ações desse tipo de doença. 

Se você quer saber mais sobre pressão alta, deixe o seu comentário e leia os artigos relacionados.  Para mais dicas, siga a nossa página no Instagram clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *