O site Pressão Alta é um portal de conteúdo de saúde e bem estar.

doença pressão alta

PRESSÃO ALTA: COMO ESTA DOENÇA PODE AFETAR A VIDA DO INDIVÍDUO ?

A pressão alta ou hipertensão é uma doença sorrateira que afeta homens e mulheres de todas as idades. O problema é caracterizado por níveis elevados de pressão arterial e muitas vezes, é acompanhado por doenças como obesidade, falta de exercícios ou problemas cardíacos.

Este é um problema que ataca discretamente, muitas pessoas nem sabem que sofrem com isso. Os sintomas mais comuns da doença são: dor de cabeça, mal-estar, fadiga, falta de ar, dor no peito e visão turva.

Durante uma crise de hipertensão, nem todos esses sintomas aparecem sempre ao mesmo tempo. Se a pessoa sentir alguma dessas alterações, ela deve consultar imediatamente um médico para verificar a pressão.

Embora a hipertensão seja uma doença silenciosa, a dor de cabeça que você pode sentir é bastante distinta. Logo pela manhã você já começa a sentir dores pela região do pescoço.

Geralmente, a pessoa já acorda assim. Quando a hipertensão está em um nível mais alto, a pessoa sente tonturas, tem visão turva e pode ver pontos brilhantes.

Abaixo falaremos um pouco mais sobre essa doença silenciosa, porém que deve receber a maior atenção para não afetar demais sistemas do seu organismo.

Quer aprender mais? Continue a leitura conosco.

E se eu não tratar?

Se não for tratada, a hipertensão pode levar a complicações que afetam os sistemas cardiovascular, renal e nervoso, e também pode levar a um coração dilatado.

Atualmente, a pressão alta é a principal causa de morte súbita que ocorre no Brasil.

Uma das maiores preocupações é o coração, rins e cérebro. A hipertensão pode causar insuficiência cardíaca, aneurismas cerebrovasculares e aumentar o risco de acidente vascular cerebral.

Além disso, também pode atacar os rins e frequentemente causar ataques cardíacos ou danos arteriais em outros órgãos do corpo.

Causas da hipertensão

Na maioria dos casos, a pressão alta é hereditária. Mas, também pode ser causada por doenças relacionadas.

A hipertensão pode estar relacionada a doenças da tireoide ou glândulas endócrinas (como as glândulas suprarrenais).

No entanto, existem muitos outros fatores que afetam os níveis de pressão arterial, como obesidade, tabagismo, consumo excessivo de álcool, diabetes e falta de exercícios físicos.

E o que fazer durante a gestação?

De acordo com especialistas, a hipertensão é uma doença que afeta também mulheres grávidas e pode ter consequências graves para mães e bebês. Felizmente, o problema pode ser diagnosticado precocemente.

Conclusão

Precisa de ajuda para lidar com este problema e quer mais dicas? Siga a nossa página no Instagram clicando aqui.

1 comentário em “PRESSÃO ALTA: COMO ESTA DOENÇA PODE AFETAR A VIDA DO INDIVÍDUO ?”

  1. Maria Helena GAYOSO TOLEDO

    Gostei muito de ter lido esssa mensagem pois Eu nunca tinha feito antes. Aminha pressão não é normal.Entao fiqueiciente e vou procurar ecercitarmais e procurar ser.mais tranquila.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *