O site Pressão Alta é um portal de conteúdo de saúde e bem estar.

hipertensão

O que é pressão alta / hipertensão?

A hipertensão é uma doença crônica caracterizada por um aumento da pressão arterial acima de 140×90 mmHg. Geralmente não há sintomas, mas em alguns casos, podem ocorrer dores de cabeça, alterações na visão ou tonturas. Os motivos mais comuns do aparecimento da pressão alta são dieta rica em sal e falta de exercícios regulares, mas também pode ocorrer devido a certos problemas de saúde.

O diagnóstico pode levar algum tempo, mas geralmente é feito pelo seu médico após algumas medições da pressão arterial no consultório. O tratamento sempre envolve cuidados nutricionais, como redução de sal, mas também pode ser necessário o uso de medicamentos para hipertensão.

Quer saber mais sobre essa doença silenciosa que afeta pessoas todos os dias?

“Pressão alta” ou hipertensão?

A hipertensão, comumente chamada de pressão alta, é caracterizada por uma pressão arterial superior a 140 x 90 mmHg, que se mantém por várias medições em dias diferentes. A hipertensão ocorre quando o sangue tem dificuldade em circular nos vasos sanguíneos e, portanto, o coração deve bater com mais força para que o sangue flua por todo o corpo.

Esta é considerada uma das doenças mais comuns na população e geralmente ocorre devido a uma dieta desequilibrada e falta de exercícios, mas também pode ocorrer por outros problemas de saúde, como doenças renais ou cardíacas.

E quais são os sintomas da hipertensão?

A hipertensão, ou pressão alta, é uma condição silenciosa que não causa sintomas, na grande maioria dos casos. Portanto, a pressão alta costuma aparecer anos antes até que os sintomas comecem a se manifestar.

No entanto, quando a pressão arterial aumenta repentinamente e atinge o pico, os sintomas de pressão alta podem aparecer, tais como:

  • Tonturas e enjoos;
  • Dores de cabeça;
  • Sonolência constante;
  • Zumbidos nos ouvidos;
  • Visão alterada;
  • Respiração dificultosa.

Se tiver algum destes sintomas, é muito importante marcar uma consulta com o seu médico para avaliar a possibilidade de hipertensão e iniciar o tratamento adequado.

Além disso, existem certas medidas que você pode tomar durante um pico de pressão alta que ajudam a regular sua pressão arterial, como tentar relaxar ou tomar um medicamento de compressão prescrito.

A melhor maneira de descobrir a pressão arterial elevada é fazer medições regulares da pressão arterial para descobrir quando ela está acima de 140 x 90 mmHg. Portanto, uma boa estratégia pode ser verificar como está o seu organismo, realizando uma bateria de exames 2 a 3 vezes por ano, por exemplo, com seu médico.

O que pode causar a hipertensão?

A hipertensão ocorre quando há qualquer alteração que impeça a circulação sanguínea nos vasos sanguíneos, aumentando a pressão que o coração precisa acumular para que o sangue circule adequadamente.

No entanto, dependendo do tipo de pressão alta, existem diferentes causas:

Hipertensão primária

A hipertensão primária é aquela que ocorre ao longo do tempo e não está relacionada a nenhum problema de saúde ou ao uso de quaisquer substâncias ou medicamentos e, portanto, sua causa é mais difícil de ser identificada. É o tipo mais comum de pressão alta e geralmente está associada a fatores como genética, dieta inadequada e falta de exercícios físicos.

Além disso, a idade também pode causar um aumento da pressão arterial devido à diminuição da flexibilidade dos vasos sanguíneos. Por esse motivo, a hipertensão é mais comum em idosos.

Hipertensão secundária

A hipertensão secundária é menos comum, mas geralmente tem causas mais fáceis de identificar, como:

Como tratar ?

O tratamento da hipertensão varia com o tipo dela. Por exemplo, no caso da hipertensão secundária, é muito importante que se identifique a causa anteriormente, para que o tratamento direcionado corrija a doença ou problema originado da hipertensão.

Em situações de hipertensão primária, que é o tipo mais comum, são necessárias mudanças no estilo de vida e até medicamentos que regulem diretamente a pressão arterial.

Conclusão

Mais dicas? Deixe seu comentário aqui embaixo que te ajudaremos! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *