O site Pressão Alta é um portal de conteúdo de saúde e bem estar.

pressão alta controle

Aprenda como manter a pressão alta sob controle com dicas simples

Dicas que auxiliam no controle da pressão alta

Controle o consumo do sal na dieta

O sódio presente no sal promove o “sequestro” de água, com isto, o organismo busca o equilíbrio desencadeando um maior fluxo de sangue circulante, aumentando a pressão sanguínea. 

O sal é um dos maiores inimigos para quem possui pressão alta. Portanto, seu consumo deve ser reduzido, assim como alimentos que tenham alto índice da substância, tais como os alimentos processados.

Suspenda o fumo

As substâncias nocivas do cigarro causam danos às paredes dos vasos sanguíneos. Devido a isto, pode ocorrer estreitamento do diâmetro dos vasos, com isto a pressão se eleva “forçando” a passagem do fluxo. 

O tabagismo é um problema que afeta a saúde de forma geral. Afinal, o número e a nocividade de seus compostos estão mais do que comprovados. Sendo assim, o hipertenso só tende a agravar seu quadro com o consumo de cigarros.

Faça atividade física

Exercícios melhoram a circulação sanguínea através dos vasos e otimizam o funcionamento do coração. Além disso, controlam hormônios que aumentam a pressão, como a adrenalina, por exemplo. 

Se engana quem acredita que o movimento deva ser evitado por quem é hipertenso. Ao contrário disto, a atividade física pode e deve ser praticada, podendo contribuir para a diminuição da dose de remédios utilizados. 

Controle o seu peso

O sobrepeso é, sem dúvida, um fator de risco para doenças cardíacas. Quanto maior o volume corpóreo, maior o esforço do sistema circulatório para garantir a irrigação de todos os tecidos. 

Por isso, é importante manter o controle sobre o peso, aliando uma boa alimentação a exercícios físicos. A adoção de dietas menos calóricas e com mais frutas, legumes e vegetais são potencias para redução de peso. 

Aliviar o stress e a ansiedade

O estado de stress desperta no organismo o sentido de sobrevivência. Sendo assim, ele produz hormônios que, entre outras coisas, aumentam a pressão sanguínea para que mais sangue chegue aos músculos. 

Portanto, é preciso buscar formas de lidar com a pressão do dia a dia. A meditação é muito recomendada, porém, hobbies prazerosos podem ter o mesmo efeito. Clique aqui e saiba mais dicas sobre como aliviar o estresse e a ansiedade.

Acompanhamento médico

Esta pode parecer a dica mais óbvia para quem tem pressão alta, mas é imprescindível. Muitos pacientes diagnosticados não mantêm a frequência de visitas ao médico. 

Desta forma, o profissional não pode acompanhar o desenvolvimento da doença. Assim, novos fatores de risco podem ficar ocultos, bem como não torna possível o ajuste de doses para tratamento farmacológico. Vá ao médico!

Conclusão

Conviver com a pressão alta é um grande desafio, afinal, há algumas restrições a serem feitas. Contudo, precisamos entender que é apenas pondo-as em prática que conseguiremos aumentar nossa chance de sobrevida.

Portanto, com o devido acompanhamento médico e o uso de nossas dicas você poderá manter a hipertensão sob controle. Além disso, tem a possibilidade de diminuir progressivamente os efeitos danosos da doença.

Precisa de ajuda para lidar com este problema e quer mais dicas? Deixe seu comentário aqui embaixo que te ajudaremos! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *