O site Pressão Alta é um portal de conteúdo de saúde e bem estar.

Quem tem pressão alta pode praticar esporte?

Sim! Os melhores exercícios para hipertensos são as atividades aeróbicas, aquelas atividades rápidas, como caminhada, corrida, dança e natação. A musculação só deve ser realizada com cargas leves entre cinco e dez quilos, pois o levantamento excessivo de peso gera aumento acentuado da pressão, causando hipertrofia nas artérias e consequentemente no coração.

Recomendações para os hipertensos:

Caminhada, corrida, ciclismo e natação são ótimas opções de atividades aeróbicas que ajudam a baixar a pressão arterial. Lembre-se que as atividades aeróbicas são recomendadas desde que realizadas em intensidade moderada. O ideal é praticar três vezes na semana, por pelo menos 30 minutos por sessão.

É importante também conferir a pressão arterial antes de fazer alguma atividade física.

O hipertenso deve realizar uma avaliação clínica antes do início do treinamento, além do teste ergométrico, recomendado para aqueles que tiverem outro fator de risco associado à doença. Além disso, a roupa e o calçado devem ser leves para evitar esforços desnecessários. O tempo de atividade, para quem não está acostumado é de 30 minutos por dia em ritmo lento ou moderado, mas sem paradas, aumentando a velocidade e a duração a cada sete dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *